tag:blogger.com,1999:blog-90578768040220788302024-03-08T13:34:29.286-08:00Espaço LET...Laboratório de Estudos de Texto - LEThttp://www.blogger.com/profile/10672229974336571117noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-9057876804022078830.post-74204862086661367142010-09-17T11:17:00.000-07:002010-09-17T12:44:07.448-07:00Jornal do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa<div style="text-align: justify;">Coordenador: Profª Letícia Fraga</div><div style="text-align: justify;">O uso de jornais é um recurso a mais para a prática didática, é atualizado, dinâmico, proporciona atividades desafiadoras que propiciam a integração de assuntos, levando o aluno a conhecer diferentes posturas ideológicas diante de um fato, a tomar posições fundamentadas e respeitar diferentes pontos de vista. O uso do jornal como material didático-pedagógico deve ultrapassar a idéia de seu caráter técnico-utilitário. Isso exige do professor a reflexão e a criação de suas próprias estratégias, de acordo com o interesse dos alunos. A organização deste trabalho, portanto, pretende propor um projeto diferenciado de jornal para a educação, estimulado a partir da franca evidência de uma temática altamente relevante para a constituição desse novo perfil de educando: a formação da cidadania sob o contexto educacional brasileiro. Nesse sentido, o presente projeto busca criar uma proposta transversa de gestão, pela qual possa auxiliar a escola na difícil tarefa de construir uma educação contínua, que faça frente às constantes transformações do mundo moderno.</div><div style="text-align: justify;">OBJETIVOS</div><div style="text-align: justify;">Este projeto pretende contribuir para que a população jovem privada de liberdade goste de ler jornal e possa, por meio de seu conhecimento e uso orientados, exercitar sua cidadania e até se aproximar de outras leituras. Por isso, faz-se da elaboração do jornal do Cense Dom Bosco uma forma de promover um maior interesse por sua leitura. É fundamental que os alunos participantes, com o apoio de seus professores e orientadores, utilizem a confecção do jornal e o jornal confeccionado não apenas como recurso didático dinamizador do currículo, mas também para expressar ações concretas de cidadania, de modo a indicar um maior conhecimento sobre o mundo e sobre o veículo que o noticia, dando vazão à necessidade de melhoria da comunidade a que pertencem, pela criação de novas práticas.</div><div style="text-align: justify;">De modo específico, o jornal do CENSE Dom Bosco busca:</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Promover maior proximidade entre professores e alunos internos e familiares com o veículo jornal;</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Oportunizar o acesso e incentivo a leitura de jornais aos professores, alunos e suas famílias;</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Desenvolver um espaço especial de educação com auxilio de professores e estudantes;</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Facilitar e promover ações de cidadania que beneficiem a sociedade e a formação de opiniões das demais informações obtidas por meio do jornal;</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Favorecer a leitura, escrita, ampliação de vocabulário, conceitos dentro das disciplinas do currículo escolar e dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais;</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Colaborar com temas que a comunidade e a escola possam sugerir para suprir as necessidades de informação.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos coerentes, coesos, adequados aos seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados;</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">• Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.</div>Laboratório de Estudos de Texto - LEThttp://www.blogger.com/profile/10672229974336571117noreply@blogger.com0